Dormir a sesta é benéfico para a memória das crianças

16-08-2019

Dormir a sesta é mesmo benéfico para a memória das crianças até aos 4 anos. Esta foi a conclusão de um novo estudo feito por investigadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Depois de analisarem crianças de 3 e 4 anos, através de um teste de memória, os investigadores concluíram que as sestas e o sono noturno juntos são benéficos para a memória na primeira infância. Efeito do sono que já era conhecido para adultos, mas agora está comprovado entre os mais pequenos

Crianças em idade pré-escolar precisam de 10 a 14 horas de sono por dia

Na investigação, o grupo de crianças que tinha dormido a sesta no dia anterior mostrou ter mais memórias das figuras apresentadas, comparativamente ao grupo que não dormiu. Posto isto, é mesmo importante seguir a recomendação do pediatra: crianças em idade pré-escolar precisam de 10 a 14 horas de sono por dia, incluindo os descansos diurnos.

«Apesar de ser uma sesta de curta duração [de 30 minutos a 1 hora, em geral], te um papel fundamental não só na consolidação da memória, como também na aprendizagem das crianças», referiu Carine Petry, pediatra e médica do sono da Associação Brasileira do Sono. Carine Petry recorda que as sestas tendem a diminuir a partir dos 4 anos, mas os benefícios dos bons hábitos de sono ficam para a vida inteira.

Fonte: impala.pt