5 cidades em Portugal para visitar num fim de semana
A primavera está cada vez mais perto e traz consigo a vontade de passear, mas ainda falta algum tempo para as férias de verão com dias quentes e longos. Isso não quer dizer que não possa aproveitar entretanto os feriados e fins de semana para uma escapadela para conhecer melhor Portugal, ou para regressar a locais que lhe ficaram no coração. Se lhe parece um bom plano, aponte na sua agenda estas 5 cidades portuguesas que pode descobrir em poucos dias.
- Aveiro: a Veneza portuguesa
- Lamego e a escadaria (quase) infinita
- Tavira: um paraíso na Terra
- Nazaré: a 'casa' dos surfistas
- Estremoz: a 'cidade branca' do Alentejo
Aveiro: a Veneza portuguesa
Quando falamos da bonita cidade de Aveiro, automaticamente vem-nos à cabeça o batismo internacional que lhe deram: a Veneza de Portugal. É verdade que os moliceiros que se passeiam pela Ria de Aveiro dão um encanto especial à cidade.
Mas, para além de um passeio pela Ria, há muito mais para descobrir nesta região, nomeadamente, as tentações gastronómicas que não deixam nenhum bom garfo indiferente. Desde um Leitão à Bairrada ou uma caldeirada de petinga e enguia, aqui encontrará uma variedade de sabores requintados.
Para terminar em beleza não pode deixar de provar os doces típicos de Aveiro: os irresistíveis ovos moles ou as tripas de Aveiro prometem marcar a diferença no seu paladar. Aproveite o resto do tempo para descobrir as características da cidade e não se esqueça de registar todos os momentos.

Lamego e a escadaria (quase) infinita
A cidade de Lamego é conhecida pela sua importância militar e religiosa e pela sua localização nas margens do rio Douro. Foi também nesta bela cidade, conta a história, que ocorreu a aclamação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal e se estabeleceram as "regras de sucessão ao trono".
Uma cidade modernizada, com bons acessos é um ótimo lugar para descobrir numa escapadela. O Santuário da Nossa Senhora dos Remédios dá as boas vindas à cidade com uma escadaria com 686 degraus que levará os mais corajosos do centro da cidade ao santuário. Um monumento histórico, com uma fachada com traços barrocos e rocócó, é um símbolo religioso de grande importância, com umas vistas deslumbrantes sobre a cidade.
Depois de uma caminhada como esta, certamente o seu estômago vai começar a dar horas, mas este também não é um aspeto com o qual terá de se preocupar porque por toda a cidade encontrará restaurantes com pratos típicos e saborosos. Experimente pratos de carne como o Cabrito assado que será de comer e chorar por mais.
Depois de um passeio pela avenida aproveite para provar a Bola de Lamego, uma iguaria tradicionalmente feita de carne mas que pode ser 'personalizada' quase a gosto. Tens opções de queijo e fiambre, presunto, salpicão e até atum! Além da Bola, não deixe para depois a oportunidade de provar o famoso Biscoito da Teixeira cuja receita 'secreta' passa de geração em geração.

Tavira: um paraíso na Terra
Situada numa zona natural de uma beleza singular, a cidade de Tavira é o lugar perfeito para quem pretende fazer uma escapadela de fim de semana para relaxar. Para além de poder absorver toda a tranquilidade e magia da natureza do Parque Natural da Ria Formosa, também poderá aproveitar para descobrir as famosas praias quase desertas da Ilha de Tavira.
Bem sabemos que o tempo ainda não convida a banhos, mas a verdade é que uma visita à praia fica bem em qualquer altura do ano. Além disso, pode aproveitar para relaxar longe das multidões de turistas que ali chegam na época alta ao Algarve e aproveitar para conhecer o dia a dia dos pescadores da região. Com sorte, ainda poderá provar um peixe acabadinho de pescar.
Com as energias recarregadas, nada melhor que dar um passeio pela Rua Formosa para observar os habitantes e os flamingos. Também encontrará vários restaurantes para se deliciar com pratos de peixe que o vão surpreender.

Nazaré: a 'casa' dos surfistas
É quase impossível falar da Nazaré sem pensar em praia, principalmente se é fã de desportos aquáticos como o surf, sobretudo desde que Garret McNamara entrou para o Guiness depois de ter apanhado uma onda com mais de 23 metros de altura.
Aproveite uma escapadela de fim de semana para melhorar a sua habilidade de surfista e quem sabe, talvez se torne o próximo recordista. Se as ondas gigantes não são a sua cara, então aproveite o fim de semana para descobrir a vila piscatória e percorrer ao sabor do vento as ruas do Bairro dos Pescadores.
Aqui pode esperar ver tradições que se perderam noutras zonas como crianças a brincar na rua, as varinas das sete saias e avental e até pescadores vestidos de xadrez com o gorro ao ombro. Deixe-se levar pelo encanto e cor desta cidade e aproveite para quebrar a rotina e comer bom peixe grelhado.

Estremoz: a 'cidade branca' do Alentejo
Estremoz é considerada a 'cidade branca' do Alentejo, quer devido à sua aglomeração de casas brancas que são visíveis de longe e se espalham pela colina protegidas por velhas muralhas de pedra que relembram outros tempos, quer devido ao mármore branco conhecido como "Mármore de Estremoz".
A Torre de Menagem também é um ponto de destaque nesta região. A somar a esta receção imponente, esta cidade traz paz a quem a visita, talvez devido às fileiras de olivais e vinhas simetricamente dispostas que fazem lembrar uma folha de linhas.
Com um património cultural e arqueológico muito rico, esta cidade foi casa de vários reis e rainhas de Portugal. Por isso mesmo, vale a pena aproveitar uma escapadela de fim de semana para descobrir os vários monumentos como o castelo e igrejas e ficar a conhecer um pouco mais do que se passou na História.

Mais informações e pedidos de orçamento através dos meios abaixo:
- 915 064 530 (Whatsapp)
- mundopaisfilhosgeral@gmail.com
- formulário de contacto