Continente desenvolve primeiro supermercado com zona plastic free

19-02-2020

O Continente Bom Dia do Via Catarina, no Porto, é a primeira loja em Portugal a não utilizar plásticos descartáveis na "praça" de frutas e legumes. A adoção da política single-use-plastic free (sem plástico descartável), é mais uma medida que vem fortalecer o posicionamento da marca no âmbito do Compromisso Plástico Responsável.

Em alternativa aos sacos de plástico descartáveis, os clientes desta loja Continente Bom Dia podem utilizar, na secção de Frutas e Legumes, os sacos de algodão ou poliéster - reutilizáveis e laváveis -, os sacos de papel gratuitos (que suportam até 2,5 kg) ou ainda trazer os seus sacos de casa. Alimentos embalados em plástico, esses, por motivos claros, não entram neste espaço da loja.

Ao assumir-se como o primeiro retalhista alimentar português a responder ao Decreto-Lei n.º 351/XIII, que proíbe os sacos de plástico descartáveis e cuvetes em plástico para as frutas e legumes a partir de 2023, o Continente consolida a sua posição de referência nas temáticas da sustentabilidade como player dinamizador em toda a cadeia de valor.

O compromisso assumido pelo Continente é o de antecipar, para 2025, a ambição definida pela União Europeia para 2030, reduzindo (ou mesmo eliminando quando possível) a utilização de materiais de plástico de origem fóssil, no que diz respeito aos produtos de marca própria, assegurando que todos eles têm embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

Desde o início do ano que a marca Continente tem vindo a defender a política de utilização responsável do plástico, reconhecendo em casos específicos a mais-valia deste material no que diz respeito a questões de segurança alimentar, preservação dos alimentos e garantia de qualidade. É por este motivo que na loja Via Catarina, para além da zona 0% plástico, se encontram frescos embalados por razões relacionadas com o acondicionamento de alimentos delicados e de pequeno porte (ex. bagas), a preservação de fracionados para agregados mais pequenos (ex. melancia) ou a conservação de frescos que contêm humidade (ex. alface), evitando assim o desperdício alimentar.

Por último, a marca está atualmente a levar a cabo um movimento de redução de plástico na secção de Frutas e Legumes de todas as lojas, não apenas nas embalagens - como é o caso dos mini tomates, alho francês e ervas aromáticas -, mas também na venda a granel com a eliminação dos alvéolos de plásticos das caixas das frutas. Esta medida permitirá uma poupança anual superior a 115 toneladas de plástico, contabilizando apenas a secção de Frutas e Legumes.