BOUNDI promove aulas de surf adaptado e um "Dia de Surf Solidário"

15/09/2021

As BUONDI Surf Sessions regressaram às praias portuguesas e convidaram crianças e adultos com deficiência motora, visual ou cognitiva para uma aula de surf adaptado, realizada no passado sábado, em Matosinhos, seguindo agora para a praia de Carcavelos, no próximo sábado, 18 de setembro. A 7ª edição promove ainda um "Dia de Surf Solidário" com seis escolas de surf nacionais, em que parte do valor de todas as aulas compradas e usufruídas no dia 25 de setembro reverte a favor da SURFaddict - Associação Portuguesa de Surf Adaptado e da SOMA - Surfistas Orgulhosas da Mulher d'África.

As duas aulas de surf adaptado (11 e 18 de setembro), que integram crianças e adultos com deficiência motora visual ou cognitiva de variadas IPSS's (Instituições Particulares de Solidariedade Social) convidadas, pretendem promover a importância dos momentos de descontração e da integração social no contexto difícil do último ano, em concreto para as camadas da população mais sensíveis. A pandemia de Covid-19 veio acentuar fragilidades que anteriormente passavam despercebidas, entre elas a saúde mental e as diversas formas como esta se manifesta. Focada no impacto social, a BUONDI procura assim, concretamente neste ano, incentivar ao bem-estar físico e mental através de atividades como o surf.

Sem fronteiras, a terapia do surf das BUONDI Surf Sessions estende-se em 2021 a uma parceria com o projeto SOMA - Surfistas Orgulhosas da Mulher d'África. Para Francisca Sequeira, portuguesa fundadora da SOMA, esta parceria com a BUONDI "vai contribuir para o empoderamento feminino e o combate à gravidez precoce, abandono escolar e a desigualdade de género, ajudando os programas semestrais de surf therapy para 30 raparigas que consistem em aulas de surf, sessões de estudos acompanhados, aulas de inglês, sessões com psicólogo, planeamento familiar, higiene e cuidados de saúde básicos."

Além desta parceria, a BUONDI mantém ainda a sua ligação já de seis anos com a SURFaddict - Associação Portuguesa de Surf Adaptado. Numa iniciativa sem precedentes, a marca de cafés promove ainda, além das aulas de surf adaptado, um dia solidário a 25 de setembro, em que dois euros por cada aula adquirida e usufruída nas escolas de surf aderentes* de todo o país revertem para o apoio às duas associações.

Para Pedro Sampaio, Brand Manager da BUONDI, "é muito gratificante poder continuar a promover as Buondi Surf Sessions mesmo em contexto de pandemia. Em 2020 demos um passo na inovação com a primeira prancha eco sustentável para surf adaptado e este ano procuramos expandir a nossa ação com o apoio além fronteiras. Esperamos que a terapia do surf nas praias de norte a sul do país contribua significativamente para a comunidade, para a SURFaddict e para a SOMA com o objetivo de empoderar jovens raparigas em São Tomé através desta modalidade."

Com seis edições realizadas e mais de 3.000 participantes envolvidos, as BOUNDI Surf Sessions comprometem-se também com as comunidades locais na sua componente ambiental, além do compromisso com as normas estabelecidas pelas autoridades e exigidas no âmbito específico da realização de aulas de surf. A localização das aulas está igualmente sujeita a mudança em função de eventual excesso de lotação das praias.

Conheça todas as escolas aderentes a esta ação:

  • FeelViana - Viana do Castelo - Praia do Cabedelo
  • NaOnda - Ericeira - Praia da Foz do Lizandro
  • Noah - Torres Vedras - Praia de Santa Cruz
  • Wax - Faro - Praia de Faro
  • OffSHore City - Ilhavo - Praia da Barra
  • Dude Surf School - Figueira Foz - Praia do Cabedelo