Botanica by Air Wick e ANP | WWF lançam campanha "Juntos Pelas Flores Silvestres"

17/04/2021

Botanica by Air Wick e ANP | WWF lançaram no dia 17 de abril a campanha "Juntos Pelas Flores Silvestres", que pretende alertar os portugueses para a importância das flores silvestres na biodiversidade e da essencial conservação dos seus habitats, através do apoio ao projeto Green Heart of Cork (GHoC).

Através da compra da marca Botanica by Air Wick, os portugueses estão a juntar-se a este projeto de conservação que atua sobre uma área de 23.600 hectares de montado, apoiando os produtores agroflorestais dos montados do Vale do Sado, através da parceria com a ANSUB (Associação de Produtores Florestais do Vale do Sado).

Alertar para a importância da natureza e para a conservação dos habitats ricos das flores silvestres está na origem da campanha "Juntos Pelas Flores Silvestres" e é desta forma que Botanica by Air Wick em conjunto com a ANP | WWF pretende preservar a biodiversidade e reconectar as pessoas, de todo o país, à Natureza.

Nesta fase de arranque, a campanha "Juntos Pelas Flores Silvestres" é acompanhada por um plano de comunicação veiculado em televisão (ver abaixo), site e digital, bem como por ativação no ponto de venda, sob a tutela da marca Botanica by Air Wick.

A campanha conta também com o apoio de várias personalidades que se juntam à campanha no digital para sensibilizar e educar a comunidade com a partilha de dicas de preservação da biodiversidade através, por exemplo, da jardinagem, como Catarina Gouveia, Rita Ferro Alvim e Sofia Manuel (A Tripeirinha).

Campanha #JuntosPelasFloresSilvestres

As flores silvestres são o centro da natureza e contribuem para a vitalidade dos principais ecossistemas do mundo, sendo essenciais para existir vida e promover um equilíbrio natural. O facto de estarem em risco tem como consequência a drástica redução de polinizadores, como abelhas e borboletas, que são fundamentais para a segurança alimentar e para a conservação da biodiversidade. Assim, se a Natureza deixar de florescer, a vida selvagem e o planeta como o conhecemos estará em risco, bem como todos nós.

Desta forma, a campanha pretende sensibilizar os portugueses para a problemática de perda da biodiversidade, bem como incentivar a conservação dos habitats ricos em flores silvestres contribuindo, assim, para a harmonia entre a Natureza e as pessoas.

A campanha "Juntos Pelas Flores Silvestres" nasce da visão global da Reckitt, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, com o intuito de proteger a vida terrestre. Air Wick é a marca da empresa a lançar este projeto em Portugal, no âmbito da nova marca Botanica by Air Wick, com o objetivo de apoiar as comunidades locais e agricultores que cultivam e colhem estes ingredientes, através de colheita responsável e que respeita o planeta.

A nova marca Botanica by Air Wick é composta por fragrâncias inspiradas na Natureza, desenvolvidas a partir de ingredientes naturais provenientes de locais exóticos de todo o mundo para proporcionar uma experiência natural e única em cada lar. É, também, uma marca que visa minimizar o impacto ambiental ao estar disponível em embalagens que garantem a reciclabilidade. Nesse sentido, a marca lança a campanha para apoiar produtores nacionais e contribuir para a conservação da biodiversidade, alertando os portugueses para a importância dos habitats ricos em flores silvestres.

A campanha foi desenvolvida em parceria com a ANP | WWF, parceiro indispensável do projeto, que tem como missão combater a degradação da Natureza e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a Natureza, através da conservação da diversidade biológica e dos recursos naturais.

"Juntos Pelas Flores Silvestres" visa apoiar os produtores agroflorestais nos montados do Vale do Sado, uma das paisagens mais ameaçadas de Portugal e um santuário da biodiversidade através do projeto Green Heart of Cork, da ANP | WWF. Este projeto tem como intuito premiar os proprietários de áreas de montado de sobro que investem em gestão florestal sustentável e certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC©) e que contribuem para a melhoria dos serviços que este ecossistema presta a todos nós, como por exemplo a retenção de carbono, a formação de solo, a regulação do ciclo da água e recarga de aquíferos, e a conservação da biodiversidade. Nesse sentido, incide, principalmente, no concelho de Alcácer do Sal, tendo como parceiro a Associação de Produtores Florestais do Vale do Sado (ANSUB), sobre uma área de 23.600 hectares de montado.