Associação Princesa Azul: combater o bullying através do amor

19-10-2019

A Associação Princesa Azul visita as escolas no âmbito da consciencialização do bullying e da ausência de auto-estima.

As crianças são o futuro, por isso a Associação Princesa Azul acredita que será através delas, promovendo e defendendo a sua saúde emocional, que teremos um mundo onde o amor e o respeito são os pilares.

A Associação Princesa Azul pretende contribuir para o desenvolvimento integral da criança, através da defesa e promoção dos seus direitos, e ensinando-as a lidar com as diferenças.

A principal ferramenta de trabalho da associação, que quer combater o bullying, a exclusão, a discriminação e todos os sentimentos daí decorrentes, são os livros "A Princesa Azul e a Felicidade Escondida" e "O Livro das Emoções". 

A Princesa Azul e a Felicidade Escondida

No Reino Distante, nasce uma princesa de pele azul chamada Clara. Como todos aqueles que são diferentes, Clara, a princesa azul, cresce a ser amada por muitos e a ser discriminada por outros tantos. Os seus primeiros anos de vida são felizes mas aos poucos isso vai-se alterando.

O sofrimento e a dor da discriminação, da injustiça e da crueldade vão levar a princesa azul ao limite das suas forças e é no meio desse sofrimento e dor que Clara parte à procura de uma solução, e, talvez bem no fundo, à procura de si mesma.

É junto da Rosa-Baú e com a ajuda dos seus sete cristais que Clara vai aprender a amar, a perdoar, a respeitar, a agradecer e a perceber o que é essencial nesta vida.

"A Princesa Azul e a Felicidade Escondida" é uma fábula magnífica sobre o poder do coração, da amizade e do amor que mostra que "aquilo que procuras está dentro de ti".

50% dos direitos de autor deste livro revertem para ajudar as crianças com trissomia 21, através do grupo Pais 21.

O Livro das Emoções

"O Livro das Emoções" é um livro para crianças, composto por várias histórias, cada uma dedicada a uma emoção: saudade, alegria, nojo, raiva, tristeza, vergonha, frustração e medo.

Através das aventuras de personagens como a princesa Clara, a Melga Bia, a Libelinha Aurora, a Jacaré Sem Pé, a Borboleta Carrapeta e o Júlio Túlio aprendemos a identificar as diversas emoções e a lidar com elas.

É também um guia para pais, professores e clínicos, elaborado por especialistas, que indica diversas pistas para melhor orientar crianças e jovens.

Levar a Associação Princesa Azul à vossa escola

A Associação propõe-se especialmente a sensibilizar a opinião pública no que toca aos problemas das crianças, tais como questões relacionadas com o bullying, nomeadamente no que diz respeito a crianças em risco de perturbação física ou mental.

As escolas interessadas podem enviar um e-mail para filipasaragga@princesaazul.pt e pedir mais informações.