Qual é a evolução de peso “normal” nos bebés?

03/09/2022

A evolução de peso dos bebés é um motivo de alguma preocupação para os pais e também para os profissionais de saúde. Assim, há alguns conceitos que é importante conhecer:

  • Na primeira semana de vida é normal os bebés perderem peso

A adaptação à vida extra-uterina é muito complexa e, durante esse processo, é normal que os bebés percam algum peso nos primeiros dias. Habitualmente, essa perda pode ir até cerca de 10% do peso ao nascer durante a primeira semana.

  • Aos 10-14 dias de vida é suposto haver recuperação de peso

Habitualmente, a recuperação de peso começa após a primeira semana, sendo expectável que, aos 10-14 dias de vida, os bebés presente. Um peso semelhante ao peso com que nasceram.

  • A partir dos 15 dias de vida, o ganho de peso médio é de cerca de 20-30g por dia

Este é um valor médio, que deve ser mantido pelos bebés a partir da segunda semana e ao longo dos primeiros 3-4 meses de vida. No entanto, é fundamental esclarecer que este valor não é completamente "matemático", ou seja, o facto de, nalguns casos, a evolução de peso ser ligeiramente inferior a 20g por dia, não significa obrigatoriamente que existe algum problema. Mais uma vez, é preciso bom senso e sensatez para avaliar cuidadosamente cada bebé e perceber em que casos a evolução de peso abaixo do esperado pode ter significado ou não.