Deixa sempre um copo de água na mesa de cabeceira? O melhor é não beber

25/08/2022

Deixar um copo de água na mesa de cabeceira da noite para o dia é um hábito que muitos têm. O objetivo é bebê-lo assim que acordam, tudo para não terem de ir até à casa de banho ou à cozinha. Ainda assim, é uma rotina que devia abandonar, já que pode trazer problemas.

O que está em causa não é a questão de beber água assim que se levanta, mas sim que água é que está a consumir. Quando o líquido é deixado ao ar durante várias horas fica exposto ao ambiente, o que é capaz de o adulterar.

O sabor, certamente, não é o mesmo quando acaba de encher um copo diretamente da torneira ou de um garrafão que tenha. "A exposição ao ar faz com que gases como o dióxido de carbono e o oxigénio se dissolvam na água que foi deixada durante várias horas", explica Kelly Johnson-Arbor, médico do National Capital Poison Center, nos Estados Unidos.

Quando bebe esta água que ficou da noite para o dia "uma enzima dos nossos corpos, a anidrase carbónica, converte o dióxido de carbono em ácido carbónico, responsável por dar um sabor amargo e algo 'velho' à água", continua o médico.

Uma das soluções acaba por não deixar o copo a descoberto. Pode, por exemplo, tapar com um prato. Outra das opções é servir água engarrafada, que não ficou exposta ao ar. Além deste sabor amargo, não é conhecida nenhuma outra consequência para o organismo.