Ajude o seu filho a deixar a fralda em 3 dias

28/04/2022

Ajudar o bebe a deixar as fraldas torna-se um dos principais desafios das mães. Essa situação não sai de moda e é inevitável porque até agora não temos um método certo para conseguir fazer isso. É uma tarefa que exige muita paciência, determinação e acima de tudo muito amor.

Mas há algo que queremos contar-lhe: ajudar o seu filho a deixar a fralda pode ser mais fácil e mais rápido do que você pensa se levar em consideração os conselhos dos especialistas. Alguns truques funcionaram para uma ou outra mãe por isso elas estão dispostas a compartilhá-los para ajudar nessa tarefa tão difícil.

É possível ensinar os nossos filhos a deixar a fralda em apenas três dias?

Se considerarmos que a criança levou pouco tempo para se acostumar com as fraldas, então talvez deixá-las teria o mesmo destino. Mas, por outro lado, é importante reconhecer que fomos nós mesmos que fizemos disso um hábito e que nesses casos a criança não conhece outra maneira de sobreviver.

Tanto na experiência das mães como na dos especialistas é possível ensinar os filhos a deixarem a fralda em poucos dias. Esta afirmação baseia-se na aplicação de técnicas direcionadas que concentram os elementos cognitivos que prevalecem nesta fase.

O método é bastante rápido, mas não garante totalmente que a criança aprenda também a ir à casa de banho sozinha. No processo de deixar a fralda ela fará as suas necessidades, mas fora do lugar. Vale a pena destacar que é um processo na qual se executa passo a passo e que requere todo o interesse e dedicação da família.

Lembre-se que ir à casa de banho não é tão simples quanto usar a fralda. Esse novo passo exige habilidades que envolvem mais independência do que eles têm. Entrar na casa de banho por conta própria, tirar a roupa, sentar-se e todas as seguintes ações requerem prática de vários meses, mas que serão alcançados precisamente.

Três dias para deixar a fralda

Embora este método seja eficaz, não é infalível e adequado para qualquer família pois consiste em ter a criança nua da cintura para baixo. Enquanto podemos conseguir que a criança aprenda o básico para deixar a fralda em apenas três dias, estamos apenas a começar um processo que deve ser contínuo e permanente para que seja realmente eficaz.

Estas dicas são úteis para ajudar a alcançar o sucesso nesta tarefa:

  • Prepare-se para se dedicar a este trabalho nos próximos três dias. Lembre-se de se concentrar neste propósito e certifique-se que terá tempo para isso.
  • É importante eliminar o stress que isso pode causar pois como sabemos os estímulos positivos são mais eficazes. Momentos engraçados, brincadeiras, prémios, dança e risos.
  • Os especialistas recomendam que não há lugar para recuo uma vez que tomemos esta decisão. Para que a aprendizagem faça efeito, é muito importante que possamos seguir um processo contínuo na qual toda a família esteja envolvida.
  • Fazer todo o possível para eliminar os medos. Afinal, é normal que a criança não entenda o que está enfrentando e nem como agir nesses casos.

O primeiro dia

  • A criança deve estar todo o dia sem fraldas e calças. Para isso, você deve estar vigilante para começar a identificar quando ela sentir a necessidade de urinar ou defecar. A princípio ela vai fazer em qualquer lugar, então temos de estar prontos para levá-la à casa de banho,
  • Parte do treino implica que toda a família beba muitos líquidos de forma que tenham que ir continuamente à casa de banho. No caso do pai e da mãe, podem levar a criança com eles quando tenham alguma necessidade.
  • Celebre as pequenas realizações e não a reprima quando não mostra evolução, mas incentive a melhorar. Uma forma é pedir que lhe ajude a limpar a sujidade caso faça no lugar errado.
  • Leve-a à casa de banho antes de dormir e coloque a fralda.

O segundo dia

A mesma rotina do primeiro dia deve ser repetida, com a variação que planeemos um passeio em família. Você deve avisar previamente a criança sobre o passeio e deve impor a condição de que ela vá à casa de banho imediatamente antes de sair. Para maiores benefícios isso pode ser repetido pela família.

O objetivo é que ela aguente não urinar até chegar a casa.

O terceiro dia

No terceiro deve-se repetir a rotina do dia um e do dia dois. Desta vez variamos o número de saídas e faremos dois passeios. A intenção é que a criança possa relacionar a saída com a necessidade de usar a casa de banho, fazer xixi antes de sair e aguentar até à hora de voltar.

Desta vez, recomenda-se que se leve o penico. Se tiver sorte, você vai pode usá-lo fora de casa. Não é aconselhável sair de carro, muito longe de casa ou por muito tempo pois deve ser um passeio de aprendizagem, sem pressão.

Adaptado de: soumamae.com.br