7 Dicas Kumon para continuar a aprender durante as férias

22/06/2022

As tão desejadas férias estão mesmo a chegar! Além de um merecido período de descanso para toda a família, as férias são uma ótima oportunidade para que os mais novos promovam a aprendizagem facilitando, posteriormente, o regresso às aulas. Siga as dicas Kumon e aproveite o tempo livre para incentivar, de forma divertida, a aprendizagem do seu filho no verão.

1. Cantar e ler em conjunto

Estimule a memória do seu filho, aumente o seu vocabulário e alimente a sua imaginação com aventuras sem fim através de músicas e livros. É verdade que as crianças no verão podem sentir-se mais relutantes em fazer atividades, mas estas podem ser ainda mais divertidas se forem realizadas ao ar livre.

2. Treinar a mente logo pela manhã

A melhor hora para incentivar a aprendizagem de verão é logo de manhã, porque as crianças estão com mais energia. Entre as atividades que propomos, se o seu filho é aluno Kumon, é praticar os cadernos Kumon Matemática e Kumon English .

3. Jogar em família

Os jogos de tabuleiro são uma forma divertida de incentivar a aprendizagem das crianças no verão; com eles, aprendem números, fazem operações básicas, classificam e comparam elementos, etc. Além disso, estimulam uma competição saudável porque os ensinam a vencer, mas também a perder.

4. Limitar o uso da televisão, dos telemóveis e dos tablets

Para incentivar a aprendizagem no verão, é muito importante limitar o tempo que o seu filho passa a ver TV ou a brincar com o telemóvel ou com o tablet. As crianças precisam de conversar para reforçar a linguagem e brincadeiras para se manterem ativas. Além disso, a exposição prolongada de crianças a estes dispositivos produz dependência e déficit de atenção e afeta a concentração e a memória.

5. Praticar matemática ao efetuar as compras e ir ao campo

As crianças adoram assumir responsabilidades. Aproveite a hora das compras para estimular a aprendizagem: deixe-as cuidar também da gestão do dinheiro e, assim, poderá praticar as quatro operações básicas em conjunto. Se vai passar um dia no campo, mostre-lhe que, por exemplo, flores, laranjas e abacaxis estão cheios de pentágonos, círculos e semicírculos. Desfrute de um passeio com o seu filho enquanto descobrem formas geométricas juntos.

6. Atribuir tarefas de casa

O fato de as crianças realizarem pequenas tarefas em casa, como arrumar o quarto, arrumar a mesa etc., ensina-as a serem autónomas e responsáveis, duas grandes virtudes da aprendizagem.

7. Continuar a estudar

Muitos alunos têm tendência a deixar de estudar durante as férias de verão. É imprescindível que os alunos continuem a estudar, adaptando o trabalho às suas circunstâncias pessoais. Estudar evitará que o conhecimento adquirido ao longo do ano seja esquecido.

As férias são uma oportunidade para incentivar a aprendizagem de verão e transformar a "quantidade de tempo"; em "tempo de qualidade", integrando a brincadeira e a aprendizagem de forma divertida e inteligente.

Fonte: kumon.pt