O seu melhor amigo roi tudo o que o rodeia?

02/05/2022

Roer e morder faz parte do instinto dos cachorros, sobretudo em certas fases de crescimento. Na verdade, é um dos seus hábitos preferidos, sendo a maneira como exploram coisas novas e descobrem o que os rodeia. Nesta etapa mudam também para a dentição adulta e, por isso, é benéfico que mordam os seus brinquedos favoritos.

É essencial compreender que certos hábitos fazem parte das necessidades instintivas do nosso animal. Assim, recorrer à proibição e a outros métodos aversivos não resolve a questão do comportamento indesejado.

Claro que se estiver sempre a morder e a roer objetos indevidos ou perigosos deve controlar o seu comportamento. No entanto, não esqueça que roer de forma excessiva pode estar também atribuído a outros fatores, como, por exemplo, aborrecimento ou stress. Ao tratar estas causas, o seu cachorro não apenas deixará de roer indevidamente, mas usufruirá de melhor bem estar.

Não esqueça, desde que o cachorro morda brinquedos seguros e não o faça de forma excessiva, este hábito é natural saudável.

Mas como acabar com esse o hábito?

Poderá sempre pedir ajuda ao seu veterinário a encontrar a causa para o roer excessivo do seu cachorro. Entretanto, deixamos algumas dicas para um roer saudável.

• Ofereça ao seu cão muitos brinquedos seguros para morder, assim vai ajudá-lo a aliviar o stress. Ao fazê-lo, não se vai focar tanto no que não deve;

• Quando ele estiver a morder algo que não deve, diga "não" para que ele saiba que é um comportamento inadequado. Tente desviar a sua atenção para um brinquedo que possa morder;

• Elogie e recompense cada vez que o vir morder um brinquedo seguro e apropriado;

• Pondere a hipótese de o pôr num espaço delimitado quando estiver em casa, mas não o possa monitorizar. Deixe alguns brinquedos seguros para morder, assim, tem espaço para brincar, mas sem acesso a coisas que não deve morder.