Interrail celebra 50 anos com descontos de 10% até 31 de março

24/03/2022

Em 1972, surgiu pela primeira vez o passe que dava aos jovens europeus - de forma mais económica do que as existentes à época - a possibilidade de percorrer vários países do continente através das linhas férreas que os unem. Democratizava-se, assim, o acesso a uma viagem repleta de experiências enriquecedoras, pela oportunidade de conhecer a cultura, património e gastronomia de capitais e cidades incríveis, e fazendo amigos de todas as nacionalidades.

No ano em que celebra os 50 anos de existência, a CP - Comboios de Portugal, uma das 21 redes ferroviárias fundadoras do projeto, assinala-os de uma forma especial: com descontos de 10%, válidos para viagens adquiridas até ao final do mês. Não existem limites de idade para desfrutar da campanha. Precisa, apenas, de ser cidadão europeu ou residir na Europa.

A oferta inclui duas opções que permitem realizar percursos diferentes. O Global Pass permite viajar nos comboios de 25 dos 27 países da União Europeia (apenas Malta e Chipre ficam de fora, visto não têm caminho-de-ferro), da Bósnia-Herzegovina, Grã-Bretanha, Macedónia do Norte, Montenegro, Noruega, Sérvia, Suíça e Turquia. Os navios da ATTICA, companhia de navegação que liga Itália à Grécia, também estão à disposição dos passageiros que se decidirem por esta modalidade. Já o One Country obriga à escolha de um só país para explorar.

Os preços variam, de acordo com a classe (2ª ou 1ª) e os dias de viagem. Estes começam nos quatro dias, para quem procura uma pequena aventura, e podem estender-se até três meses. Os passes podem ser adquiridos nas bilheteiras da CP e no site do Interrail.

Estima-se que, no seu meio século de existência, mais de 10 milhões de pessoas tenham utilizado o serviço, que se define como "um emblema da unidade europeia" que ainda hoje "serve como ponte para o intercâmbio cultural, permitindo aos viajantes sair da sua zona de conforto e explorar o desconhecido".

Com a suspensão do Sud Expresso (Lisboa - Hendaya) e Lusitânia Expresso (Lisboa - Madrid), Portugal quase não tem relações ferroviárias internacionais, pelo que os portugueses podem apanhar um avião para outro país e iniciar aí o Interrail. No norte, diariamente, existem apenas dois comboios nos dois sentidos entre Porto e Vigo. Para chegar a Madrid de comboio, conta com uma ligação por Badajoz, mas vai precisar realizar três transbordos antes de alcançar o destino final.