Novo mural em Matosinhos homenageia resistência do povo ucraniano

23/03/2022

Há um novo mural de street art em Matosinhos - mais concretamente na Rua Roberto Ivens - que homenageia o povo ucraniano. Chama-se "Freedom Fighter" e é da autoria de MrDheo, artista natural do Porto que tem feito dedicado murais a diversas causas.

Depois de abordar a poluição nos oceanos, de alertar para as pessoas em situação de sem-abrigo ou de prestar uma homenagem aos profissionais de saúde durante a pandemia, desta vez quis prestar um tributo à resistência dos ucranianos e, em simultâneo, deixar um apelo à paz.

"É a minha homenagem a todos os que perderam a vida, aos que tiveram de fugir do seu país e sobretudo a quem continua no terreno a desafiar o destino. À união de um povo, à defesa da sua honra e à sua resiliência em prol da bandeira. Um apelo para que os valores humanos falem mais alto e para que a paz prevaleça", explica MrDheo nas redes sociais.

Fala também nas "milhares de vidas que se perdem todos os dias". "Ou que nunca mais voltarão a ser as mesmas. Bens e memórias deixados para trás, famílias separadas e sonhos desfeitos - uma tristeza angustiante espelhada no rosto de um povo que foge de um conflito sem saber o que lhe espera do outro lado." A criação deste mural teve o apoio da autarquia e de empresas parceiras.