Varrer ou aspirar o chão da casa?

01/11/2021

"Como devo fazer a limpeza do chão? Devo optar por varrer ou aspirar?" - se faz estas perguntas, fique connosco e saiba tudo sobre o assunto.

Afinal, qual o método mais eficaz para limpar o chão? Varrer ou aspirar? Ou será que um não invalida o outro? As questões são várias quando o assunto é a limpeza eficaz da casa.

Enquanto algumas pessoas procuram logo a vassoura no minuto em que algo se espalha pelo chão, outras optam por utilizar o aspirador. E embora ambos sejam eficazes na limpeza da maioria das situações, é importante conhecer as diferenças entre os dois.

Há situações em que o uso de uma vassoura é mais adequado e outras em que o aspirador é o melhor. Tudo depende do tipo de situação e de limpeza que pretende efetuar.

CONHEÇA AS DIFERENÇAS ENTRE VARRER OU ASPIRAR

Varrer

Um dos métodos de limpeza do chão é a varredura, que envolve o movimento da sujidade até que se possa desfazer dela. Como sabemos, quando varremos o chão estamos a empurrar os detrimentos de sujidade para um pequeno monte.

Uma vez a sujidade acumulada num monte, é varrida para uma pá e atirada para o saco do lixo. Além disto, importa ainda referir que as vassouras pequenas e mais finas são feitas para puxar a sujidade na sua direção e são mais frequentemente utilizadas no interior.

Mas então para que tipo de limpeza são úteis as vassouras? Quer seja para entrar em cantos pequenos, nas fendas entre e por baixo dos móveis, nas fendas entre a parede e o frigorífico ou por baixo da máquina de lavar loiça, por exemplo.

Aspirar

Em vez de empurrar ou puxar a sujidade, a aspiração é um método de limpeza de pavimentos que remove a sujidade através do movimento de sucção.

Como sabemos, os aspiradores são aparelhos alimentados por eletricidade, que aspiram a sujidade do chão para dentro de um reservatório - que pode ser um saco descartável ou um recipiente não descartável.

Ora, isto elimina a necessidade de recolher a sujidade de forma manual como acontece com a utilização de uma pá (quando se varre). Contudo, é importante saber que o reservatório do aspirador deve ser esvaziado para o lixo quando fica cheio e os recipientes lavados ocasionalmente.

VARRER OU ASPIRAR O CHÃO? 5 QUESTÕES FREQUENTES

1. Varrer o chão da casa é essencial?

Para conseguir uma limpeza eficaz do chão de sua casa, é importante compreender que em ambientes com muito pó, a vassoura vai apenas espalhá-lo ainda mais, dando uma sensação falsa de limpeza.

Isto porque ao varrer o chão com a ajuda de uma vassoura, a tendência é para se espalhar pó pela casa. O que acontece é o facto de alguma da poeira alcançar lugares mais altos e de difícil acesso como candeeiros, camas ou quadros.

Assim, varrer o chão da casa é uma tarefa importante sim, mas sempre que não se trate de um local onde se acumule muito pó. Para isso, é eficaz o uso de um aspirador primeiro.

2. Qual a melhor maneira de varrer?

As vassouras funcionam melhor quando fazemos um movimento fluido. Isto é, quando agarramos a vassoura, estendemos à nossa frente e puxamos para trás na nossa direção, apanhando o pó e sujidade ao longo do caminho.

Deve varrer a partir dos cantos e bordas da sala e trabalhar para baixo e para fora. Assegure-se de chegar com a vassoura aos sítios mais difíceis: debaixo dos móveis, aquecedores, rodapés, ou em qualquer outro lugar que possa esconder a sujidade.

3. Em que tipo de situações devo recorrer à vassoura?

Deve varrer pavimentos de madeira, cerâmica, azulejos ou ladrilhos de pedra, por exemplo. Isto porque os aspiradores têm, normalmente uma espécie de barra da batedeira - que embora seja ótima para tirar a sujidade dos tapetes, pode danificar ou arranhar este tipo de pavimentos.

Além disto, uma vassoura também pode facilmente alcançar e deslocar a sujidade que se junta nas fendas entre pedaços de madeira, ou na argamassa à volta de azulejos de cerâmica ou pedra.

4. Aspirar sem varrer primeiro, é eficaz?

Tudo depende do pavimento que tem à sua frente. No entanto, o recomendado para uma limpeza eficaz de um quarto, por exemplo, é efetivamente começar por aspirar o chão e só depois passar uma mopa seca. Nestes casos, o uso da vassoura poderá ser útil apenas para conseguir limpar os cantos mais difíceis.

No caso de se tratar de uma cozinha, o processo deverá ser o oposto. Ou seja, recomenda-se que varra o chão primeiro, depois aspire (para uma limpeza profunda) e passe uma esfregona húmida para finalizar.

5. Quando devo aspirar?

Os aspiradores são normalmente utilizados em tapetes, onde a varredura é geralmente ineficaz devido às fibras. Além disto, saiba ainda que existem também aspiradores especiais que podem manusear líquidos, que são utilizados em derrames húmidos, onde as vassouras não são eficazes.

Todos os aspiradores que têm um "pavimento nu" também podem ser utilizados em pavimentos vinílicos ou laminados, uma vez que são suficientemente duráveis para resistir à barra da batedeira.

Para além disto, alguns aspiradores topo de gama têm a opção de retirar ou desligar a barra batedora, o que significa que pode então utilizá-los em pisos de madeira ou ladrilhos, se tiver cuidado ao manusear o aspirador.

COMO LIMPAR CADA TIPO DE PAVIMENTO

1. Pavimentos em madeira

A limpeza do chão de madeira dura é normalmente um processo de vários passos.

Primeiro, se tem tapetes deve aspirá-los antes de os mover do chão de madeira. Uma vez terminada a aspiração, pode também usar uma barra como batedor para sacudir ainda mais o pó do tapete. Nota: isto irá libertar partículas transportadas pelo ar, certifique-se de que o faz fora da sua casa.

Uma vez retirado o tapete da área, utilize uma vassoura para varrer o pó e a sujidade para uma pá do lixo. Acabe de limpar com uma esfregona para polir e desinfetar a madeira.

2. Pisos alcatifados

As alcatifas são uma forma fácil de aconchegar a superfície dura de muitos tipos de pavimento, mas também são conhecidas por apanharem pó e sujidade.

Para as limpezas de rotina, um aspirador é a forma mais rápida e fácil de tornar as suas alcatifas macias e limpas. Mas o aspirador remove apenas a sujidade e o pó.

Por isso, para uma limpeza mais profunda ou para retirar as manchas, poderá querer usar um aspirador de carpetes ou alcatifas e escovar após a aspiração para lavar o pavimento.

3. Pavimentos em azulejo ou cerâmica

Dependendo do tipo de azulejo, estas superfícies podem ser bastante frágeis. Na sua maioria, não vai querer usar um aspirador de pó sobre elas (a menos que a sua tenha acessórios que sejam especificamente para azulejos).Em vez disso, opte por varrer e utilizar a esfregona - estes métodos são normalmente melhores para pavimentos de azulejo.

Fonte: e-konomista.pt