Aposte em lanches saudáveis com iogurte

20/07/2021

Com o calor do verão não sabe bem o que comer entre refeições? "Que iogurte és tu?", campanha apoiada pela Associação Portuguesa de Nutrição (APN), partilha algumas opções frescas e saudáveis, tendo como ingrediente principal o iogurte, o foco desta iniciativa que pretende dar a conhecer os benefícios deste alimento e dos leites fermentados na nossa alimentação diária.

O iogurte é um alimento nutricionalmente rico, que aporta muitos benefícios para a nossa saúde: contribui para regular o trânsito intestinal, promove o sistema imunitário e as reações de defesa, é fonte de cálcio e pode ser tolerado por pessoas com intolerância à lactose. A par disto, a sua variedade e praticidade no transporte e utilização, fazem com que seja um alimento cómodo e uma excelente opção tanto para o pequeno-almoço como para os lanches entre refeições. Como? Veja abaixo algumas ideias tão fáceis, que é impossível não experimentar pelo menos uma! E não se esqueça: partilhe estas experiências com os mais novos e os mais velhos!

Batido de Iogurte e Framboesa

Ingredientes: 2 iogurtes naturais, 15 framboesas, 2 colheres de sopa de sumo de limão, gelo picado q.b.

Junte todos os ingredientes na liquidificadora, à exceção do gelo. Bata até ficar com uma espuma cremosa. Retire, adicione o gelo e sirva.

Batido de Iogurte e Banana

Ingredientes: 4 iogurtes naturais, 1 banana média, 1 colher de chá de mel

Junte todos os ingredientes na liquidificadora. Bata até ficar com uma espuma cremosa.

Nota: pode usar qualquer fruta fresca na confeção de batidos e até fruta muito madura, como forma de reduzir o desperdício alimentar.

Taça de fruta e iogurte

Ingredientes: 1 iogurte de aroma a coco, 30 g (1 mão) de frutos secos (amêndoas, avelãs, nozes, pinhões) e/ou desidratados (uvas passas, alperces, ameixas), 2 colheres de sopa de flocos de aveia tostados, canela q.b.

Numa taça colocar os frutos secos e/ou desidratados. Cobrir com iogurte. Colocar os flocos de aveia por cima e polvilhar com canela.

Nota: A aveia pode ser substituída por flocos de milho, cereais integrais ou bolacha triturada, em pequena quantidade.

No site da campanha - www.queiogurteestu.pt - pode ainda descobrir que tipo de iogurte é, tendo em conta as suas necessidades e personalidade. Basta responder às 10 questões do quizz para saber se é o natural, grego, aromatizado, magro, infantil, probiótico, coração ou proteico. Visite ainda a página de Instagram da campanha.