Prepare-se para os desafios da chegada do seu bebé nas Conversas com Barriguinhas

01/03/2022

Com o mês de março, chegam novas sessões das Conversas Com Barriguinhas, para ajudar as famílias a preparar a chegada do seu bebé e encontrar respostas para muitas das suas dúvidas. Para participar, basta inscrever-se, gratuitamente, na plataforma do evento.

Na sessão de 1 de março, às 17h00, Susana Nobre, médica pediatra, vai partilhar conselhos úteis, e esclarecer dúvidas e alguns dos receios frequentes na chegada a casa com o recém-nascido.

Luciana Rodrigues, enfermeira especialista em Reabilitação Respiratória e fundadora do projeto Alívio em Respirar, ensinará a técnica mais eficaz para lavar o nariz do bebé, para ajudá-lo a respirar melhor.

Sandra Sousa, personal trainer, fechará a sessão com três exercícios de pilates, que contribuirão para o bem-estar físico e emocional da mulher durante a gravidez, e que podem ser feitos em casa.

Na sessão de 3 de março, também às 17h00, Queila Guedes, enfermeira especialista em saúde materna e obstetrícia, vai falar sobre um dos temas mais delicados para as futuras mães: a hora do parto. Ensinará a reconhecer os sinais, as contrações, a dilatação, e esclarecerá dúvidas sobre o plano de parto, a epidural, a diferença entre parto natural e cesariana, pós-parto, entre outros temas.

Carolina Vale Quaresma, terapeuta familiar, falará sobre a "hora de deitar o seu filho", desmistificando os cinco erros mais comuns dos recém-papás, com estratégias úteis para que que os pais recuperem as noites de sono.

Nesta sessão das Conversas Com Barriguinhas, será ainda apresentada a visita guiada da atriz Sofia Arruda ao laboratório da Crioestaminal, o banco familiar que escolheu, para guardar as Células Estaminais do Cordão Umbilical do seu bebé. Nas Conversas Com Barriguinhas de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, também às 17h00, será entrevistada Alexandra Mendes, diretora de Recursos Humanos na Crioestaminal, e mãe de 4 filhos, que apresentará a sua perspetiva sobre a criopreservação das Células Estaminais do Cordão Umbilical dos seus filhos.

Depois, Mariana José, nutricionista, explicará a importância do consumo de verduras durante a gravidez e estratégias simples para que qualquer futura mamã consiga implementar mudanças mais saudáveis no seu dia a dia.

Cláudia Xavier, enfermeira especialista em Saúde Infantil e Pediatria e Conselheira em Aleitamento Materno, ensinará a vigiar a saúde do bebé no primeiro mês de vida, período de normais incertezas e inseguranças.

Na sessão de 10 de março, a partir das 17h00, Núria Durães, enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, apresentará a hora do banho. Os cuidados com a pele do bebé, a temperatura da água, o tempo que o bebé deve estar na banheira ou que produtos de hidratação devem usar serão alguns dos temas em foco.

Esta sessão fecha com Enf.ª Teresa Coutinho, enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, que falará sobre o passo a passo para uma amamentação bem-sucedida.

Em todas as sessões, estará presente um especialista da Crioestaminal, o único laboratório com acreditação internacional pela Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (AABB), que abordará a importância das Células Estaminais do Cordão Umbilical dos bebés, para que a decisão de as guardar ou doar seja tomada de forma consciente e informada. Os participantes ficarão a saber o que são as Células Estaminais do Cordão Umbilical e o seu potencial, como são armazenadas, em que tratamentos podem ser uma mais-valia e de que forma constituem uma opção terapêutica para mais de 80 doenças.

As sessões online das Conversas com Barriguinhas realizam-se todas as semanas e têm como objetivo ajudar as grávidas e os casais portugueses a preparar a chegada do seu bebé, a partir do conforto das suas casas.

Consulte as datas das próximas Conversas com Barriguinhas aqui.