Celebrações do Dia da Marinha recebem o histórico Navio Escola Sagres

17/05/2023

As celebrações do Dia da Marinha realizam-se no Porto de 18 a 21 de maio e reúnem mais de 30 iniciativas abertas a toda a população. O Cais da Ribeiro já recebeu o histórico Navio Escola Sagres e poderá visitar esta embarcação pertencente à marinha portuguesa a partir de amanhã, dia 18.

O Navio Escola Sagres tem 81 anos, foi construído em 1937 e lançado ao mar, a 31 de outubro do mesmo ano. É um ponto de aprendizagem para futuros oficiais da Marinha Portuguesa, uma vez que é o local perfeito de treino e para dar experiência no mar aos cadetes da Escola Naval. A embarcação apoia ainda as ações diplomáticas dos órgãos de soberania e representa Portugal em todos os portos do mundo.

Ao longo dos quatro dias do evento vai ser possível ainda visitar outras embarcações, como a Fragata D. Francisco de Almeida, o Navio Patrulha Oceânito Sines e a Lancha de Fiscalização Rio Minho e realizar batismo de mar, aproveitar para fazer escalada e mergulho ou utilizar a realidade virtual para comandar um navio.

Os navios vão estar abertos durante os dias do evento, entre as 10 e as 12 horas e entre as 14 e as 18 horas. A entrada para as visitas é gratuita e será feita nos locais de atracação das embarcações, entre o Cais da Ribeira e a Alfândega. Já os batismos de mar, acontecem nos navios da República Portuguesa Rio Minho e Sagitária ou em lanchas anfíbias e motas de água, nos mesmos horários. 

A partir das 11h30 do dia 18, o público em geral poderá ainda ser fuzileiro por um dia, ter acesso às paredes de escalada, experimentar mergulho numa piscina e visitar tendas com armamento e airsoft. Tudo isto no Parque de Estacionamento da Alfândega, em frente à Capitania.

Para os que gostam das novas tecnologias, podem visitar a exposição imersiva na Sala dos Despachantes da Alfândega do Porto. Através da realidade virtual, podem imaginar-se ao leme de um navio e perceber as dificuldades que os marinheiros enfrentam em alto mar.

As celebrações do Dia da Marinha também vão ser marcadas por música, com um concerto da Banda da Armada com Miguel Guedes no dia 19, sexta-feira, a partir das 21h30. O ponto alto da programação acontece no domingo, dia 21, com a cerimónia militar que reunirá cerca de 500 militares na zona da Alfândega para uma parada. O desfile começa ao meio-dia e tem a duração estimada de 1h30 minutos