Vai poder fazer rastreios gratuitos no MAR Shopping de Matosinhos e do Algarve

29/04/2022

Os centros comerciais MAR Shopping continuam a disponibilizar todos os meses rastreios de saúde e relaxamento gratuitos. O objetivo é sensibilizar para a importância do diagnóstico precoce de patologias graves e aconselhar a introdução de boas práticas de bem-estar, importantes para prevenir doenças.

As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte em Portugal. Para contribuir para reduzir esta prevalência, o centro de comercial do grupo no Porto, vai estar a realizar rastreios ao coração, desenvolvidos pela Fundação Portuguesa de Cardiologia. Com esta iniciativa procuram sensibilizar a população a adotar estilos de vida mais saudáveis e controlar os fatores de risco conhecidos. São eles: hipertensão arterial, hipercolesterolemia, tabagismo, diabetes, sedentarismo, stress psicossocial.

Serão monitorizados parâmetros como o nível do colesterol total no sangue, a pressão arterial, o índice de massa corporal e o perímetro abdominal, além de realizados eletrocardiogramas A equipa será composta por profissionais de saúde que, além de fazerem as avaliações técnicas, estão aptos a dar aconselhamento nutricional e de estilo de vida.

A sul, o shopping convida os visitantes a experimentarem o ritual ancestral do Jing para um maior relaxamento e melhorias no sono. O conceito chinês ancestral representa a calma, a quietude e a tranquilidade, para proporcionar aos participantes um ritual que contribuirá para que os mesmos descubram o caminho para a paz interior e para cultivar a arte da calma e da tranquilidade. "O objetivo é que os participantes desfrutem de um refúgio e atinjam um relaxamento profundo e um sono descansado com rotinas com significado", afirma a organização.

Dicas de rotinas de sono saudáveis, receitas para dormir melhor ou de fragrâncias para meditar fazem parte do ritual de Jing. Nesta altura e tendo em conta informações recentes divulgadas pela Sociedade Portuguesa de Neurologia, que revelou que a pandemia levou a que um em cada quatro portugueses sofram atualmente de problemas do sono. Um cenário que resultou do impacto da Covid-19, uma vez que antes dos confinamentos o número de pessoas com dificuldade em dormir era de um em cada seis.

Os rastreios e os rituais de relaxamento vão ter lugar neste último fim de semana do mês, nos dias 30 de abril e 1 de maio, entre as 11 e as 19 horas. No MarShopping de Matosinhos ocorrem no piso -1 (junto à Re-food) e no Algarve junto à Farmácia e Clínica HPA (piso 0). O acesso funcionará por ordem de chegada.