BZZZZ! As abelhas dão cor a abril, o mês em que as atividades são mais que mil

02/04/2022

Em abril, atividades mil! Os fãs do melhor programa infantil gratuito da região do Grande Porto já conhece o "ditado" de cor e salteado. Pois bem, no mês em que entramos definitivamente na primavera e em que se comemora a Páscoa, vais perceber porque são especiais as abelhas, conhecer uma família de pintainhos de todas as cores e, para acabar em beleza, que tal construíres a tua varinha mágica, qual Harry Potter, sem ter de passar pela loja do senhor Ollivander? E, agora? Vais faltar aos "Dominguinhos" do MAR Shopping Matosinhos?


Os "Dominguinhos" são compostos por diferentes temáticas e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. Aos domingos, entre as 11h00 e as 12h30, no corredor de Moda Infantil do MAR Shopping Matosinhos, Piso 0, acontece um leque de atividades gratuitas de lazer, numa simbiose perfeita de momentos alegres e educativos.

As manhãs didáticas e diferentes querem-se sobretudo divertidas e em família. A Preguiça, a mascote dos "Dominguinhos", também não fica em casa... Espera todos os domingos de manhã por mais uma brincadeira para partilhar com os seus amiguinhos!

PROGRAMAÇÃO DOMINGUINHOS ABRIL

(Programação e medidas de segurança de acordo com as medidas de proteção e prevenção da Direção Geral da Saúde no combate à Covid- 19)

3 abril | Atelier literário - O meu livro divertido

Para comemorar o Dia do Livro Infantil, desafiamos-te a criar o teu livro! Vamos usar 3 conjuntos de folhas e nelas desenhar olhos, narizes e bocas para criar um livro de caras engraçadas. Sempre que mudamos de folha, mudamos o aspeto da cara! Pode haver caras sorridentes, zangadas ou a dar uma gargalhada!

10 abril | Atelier de educação ambiental - A vida das amigas abelhas

Sabias que as abelhas são muito importantes para o nosso ecossistema? Sem elas não haveria polinização! Elas têm um papel muito importante na natureza e precisamos de as proteger! Nesta atividade, vamos falar-te da vida da abelha e criar a sua casa, reutilizando caixas de ovos para fazer os favos de mel.

17 abril | Hora do Conto - Ovos misteriosos

Este livro conta-nos a história de uma galinha que punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada. Um livro divertido, que introduz as crianças nas questões da multiculturalidade.

24 abril | Atelier de educação ambiental - Varinhas mágicas

Na natureza encontramos muitos tesouros! Um deles pode ser um galho, que se pode transformar numa varinha mágica de uma fada ou de um feiticeiro! Vamos transformar um galho de árvore recorrendo a fios de algodão ou de lã de diferentes cores, enrolar à volta dele e criar uma varinha colorida. Será que podemos fazer uma magia?


FITINHAS: "Cantar! 2" - 2 de abril

"Cantar! 2" é o filme que se segue no cartaz do "Fitinhas" e pode ser assistido a 7 de maio. Contando com "Your Song Saved my Life", canção original de Bono, dos U2, na banda sonora, a animação conta os acontecimentos que se seguem ao primeiro filme. O otimista coala Buster Moon e os seus camaradas planeiam estrear um musical no prestigiado "Crystal Tower Theater", localizado na glamorosa cidade de Redshore. Sem meios nem contactos, tentam uma audição com o implacável produtor Jimmy Crystal que busca novos talentos. Quando percebem que estão prestes a perder a oportunidade, um deles irrompe com a ideia (absurda) de afirmar que, na trupe, está incluído o leão Cay Calloway, uma lenda vida do rock, que há muito deixou as luzes da ribalta para se isolar do mundo. Espantado com o que acaba de ouvir, e curioso com o que poderá daí surgir, Jimmy dá-lhes uma hipótese. Resolvido um problema, os nossos amigos deparam-se com outro que não anteciparam: encontrar Clay, convencê-lo a regressar aos palcos e montar o espetáculo - tudo em apenas três semanas. Aurea, Vasco Palmeirim, Mafalda Luís de Castro, Marco Delgado, Deolinda Kizomba e António Machado dão voz às personagens na versão em português.

As sessões do "Fitinhas" são destinadas a crianças dos 3 aos 12 anos e acompanhantes (máximo de dois adultos) e têm início às 10h30. Os bilhetes podem ser levantados nos Cinemas NOS dentro do seu habitual horário de funcionamento, de segunda a sábado, até à hora da sessão. O número de bilhetes disponíveis está limitado aos lugares disponíveis.