Este Verão há Passeios com História no Tejo e são totalmente gratuitos

10/07/2022

A iniciativa do Município de Oeiras e da Ancoras - Associação Náutica Clássicos de Oeiras decorre entre julho e outubro.

Sabemos que os oeirenses gostam de aproveitar o bom tempo e tudo o que o verão no concelho tem para oferecer. Com uma zona balnear de excelência, as praias são locais de paragem obrigatória nos meses quentes, mas há quem goste também de sair de terra e fazer-se ao mar. Se faz parte deste grupo de aventureiros e amantes da natureza, não pode perder a iniciativa que o Município de Oeiras desenvolveu em parceria com a Ancoras - Associação Náutica Clássicos de Oeiras.

Os Passeios com História estão de volta e o primeiro acontece já na próxima segunda-feira, dia 4 de julho. São passeios de dinamização cultural e turística, feitos em embarcações típicas do Tejo, onde os cidadãos poderão viver uma experiência de vela tradicional, numa canoa típica, armada com uma vela latina. Se esta informação já era suficiente para que quisesse participar, vai gostar de saber que os passeios são totalmente gratuitos, mediante inscrição prévia.

Os passeios realizam-se durante os meses de julho, agosto, setembro e outubro, numa iniciativa que conta com quatro programas diferentes. São eles: "As Embarcações Típicas do Estuário do Tejo, à Vela", "Os Fortes da Barra por Mar & Defesa Marítima de Lisboa, à Vela", "Roteiro de Mar e Património - Passeio à Vela Latina na Barra do Tejo e Visita ao Museu da Direção de Faróis" e "Roteiro de Mar e Património - Visita por Mar aos Fortes Marítimos da Barra e Visita ao Núcleo Museológico da Artilharia de Costa da Bataria da Lage".

Os passeios na embarcação típica do Tejo têm a duração máxima de duas horas. Os programas incluem uma visita a património em terra e têm a duração máxima de uma hora, com 30 minutos para deslocamentos.

A Marina de Oeiras é o ponto de partida das embarcações, mas não se esqueça que é necessária a presença no local de embarque com 15 minutos de antecedência. O local de embarque é o Pontão E, junto à porta de entrada, a meio do passadiço da Marina. É aconselhado que os participantes levem roupa e calçado confortável, de preferência com sola rasa (sem saltos altos ou em bico), um corta-vento e também um chapéu para o sol. Não se esqueça do protetor solar e de levar água para se manter hidratado.

Já há datas para a programação do mês de julho, por isso, tome nota e escolha a que mais for do seu agrado para um passeio com amigos ou família.

O programa "As Embarcações Típicas do Estuário do Tejo, à Vela" irá acontecer nos dias 5, 7, 9, 12, 14, 20, 22, 23, 24, 26, 28, 29 e 31 de julho. Já "Os Fortes da Barra por Mar & Defesa Marítima de Lisboa, à Vela" vai acontecer nos dias 4, 8, 10, 11, 19, 21, 25 e 27 de julho. Há dois passeios em horários diferentes: o primeiro entre as 9h30 e as 11 horas e o segundo entre as 11 horas e as 12h30.

Atenção que as reservas têm que ser efetuadas até 48 horas antes da realização do passeio, através do Posto de Turismo do Palácio do Marquês de Pombal, pelo email loja.cmo@oeiras.pt ou telefone 214 430 799, com a indicação do nome completo, email e número de contacto.