Adoçantes aumentam gordura corporal dos bebés

17-02-2020

Muitas pessoas recorrem a adoçantes naturais ou artificiais para controlar ou perder peso, mas um novo estudo da Universidade do Calgary, Canadá, descobriu que o consumo destes produtos na gravidez aumenta a gordura corporal dos bebés.

"O consumo de adoçantes de baixas calorias é considerado seguro durante a gravidez e a amamentação; no entanto, alguns estudos em seres humanos indicam que estes produtos podem levar ao aumento de peso e a outros factores de risco cardiovascular", afirma Raylene Reimer, docente na universidade canadiana.

A pesquisa associou o consumo destes produtos a bebés grandes e a menstruação precoce (em meninas com menos de 10 anos) - um conhecido factor de risco para doenças crónicas. A presença de alguns dos adoçantes foi também detectada no leite materno, o que pode ser um potencial meio de transmissão para a crianças, de acordo com a mesma investigação.

"Compreender o impacto dos ingredientes dietéticos no metabolismo materno e no microbioma intestinal pode ajudar a definir a dieta materna ideal, que promova um futuro mais saudável para mãe e filho", explica Raylene Reimer.