Academia de Talentos Leoninos (ATL) | projecto pioneiro aberto à sociedade

13-02-2020

A Academia de Talentos Leoninos é um projeto do Sporting Clube de Portugal - Futebol SAD que pretende ajudar a conciliar o desporto e a escola, quer a nível de rendimento e motivação, quer de gestão de tempo (transporte/horários).

A Academia de Talentos Leoninos (ATL) tem como objectivo dar resposta educativa e formativa a crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos. Uma iniciativa que torna o Sporting CP pioneiro neste tipo de oferta. O espaço é aberto à comunidade e não só a sócios ou colaboradores do Clube.

A ATL foca-se na componente educativa, formativa e no desenvolvimento de competências pessoas, sociais, culturais e cívicas, com o objectivo de impulsionar e apoiar activamente a qualificação e o desenvolvimento permanente de jovens atletas.

O modelo conceptual da Academia de Talentos Leoninos - Heart, Head, Hands On & Sports (H3S) - visa valorizar e dar resposta a áreas fulcrais para o desenvolvimento humano na sua plenitude, nomeadamente:

1) HEART - âmbito emocional, afetivo e adaptativo;

2) HEAD - questões da aprendizagem, cognitivas, reflexivas, racionais, lógicas;

3) HANDS ON - questões ligadas ao aprender fazendo, à experimentação, à criatividade, sentido crítico, cidadania, interculturalidade, expressividade;

4) SPORTS - o desporto surge pela importância e influência direta que desempenha em todas as outras áreas, a par com o Know-How que o Sporting CP detém a este nível.

Academia de Talentos Leoninos (ATL):

- Destinada a crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos.

- Incluirá, entre outros serviços:

  • Apoio ao estudo,
  • Serviço de transporte (parceiro - Rodinhas)
  • Serviços de saúde especializados (como psicologia ou terapia da fala),
  • Orientação vocacional
  • Cursos de línguas (parceiro - Oxford School Instituto de Línguas)
  • Actividades lúdico pedagógicas e seminários e workshops relacionados com desporto, saúde, educação ou desenvolvimento pessoal.