A Loja dos Brinquedos

23-11-2019

A Loja dos Brinquedos é um espectáculo mágico que tem como base uma loja de brinquedos e o espírito sonhador do seu artesão. Serapião é um artesão de brinquedos que preserva através da sua arte o poderoso mistério que é o saber brincar. A magia e a imaginação entram todos os dias naquela loja através das personagens que a visitam. Rosmaninho, a filha, vive com o seu pai Serapião. Serapião sabe que tem uma filha muito especial, Rosmaninho é uma criança que não sabe brincar.

Este espectáculo é um convite muito forte ao saber brincar e à perseverança dos valores e tradições da infância. É também um texto que trata da conservação da magia e da poesia das nossas vidas face ao materialismo galopante da nossa era.

Escrito e encenado a partir do conto clássico italiano Arlequim e Columbina é um espectáculo a não perder, repleto de magia e de recursos às artes de palco como são as artes circenses, o ilusionismo, a música e a dança. É um musical trabalhado em estúdio com melodias originais e um texto escrito pelo actor e professor de teatro Guilherme Filipe e Jorge Gomes Ribeiro encenador e director da Companhia da Esquina. Foi dos primeiros trabalhos da Companhia e um sucesso junto do público. Ao fazermos o nosso 15º aniversário como Companhia profissional decidimos voltar a apresentar esta encenação.

A acção centra-se na loja, num cenário de encantar, repleto de bonecos, peluches e brinquedos. As personagens que entram nesta história cruzam-se entre o real e o mágico num eterno jogo de sobreposições.

O amor do Arlequim e da Bailarina, o Coleccionador que pretende raptar a caixa de música, a magia de Rosa, a Vidente, e a missão da Boneca de Trapos para que Rosmaninho comece a brincar, vão iniciar um conflito de opostos entre a magia e a imaginação e o mundo material. Afinal Rosmaninho percebe que o mais importante é preservar os nossos sonhos e proteger as pessoas que nos amam. Para isso a única solução é jogar aquele sonho. A única solução é brincar.


Local: Teatro da Luz - Lisboa

Datas: até 8 de dezembro

Horários: sábados às 16h00 e domingos às 11h00

Uma produção da Companhia da Esquina