80 anos do Circo de Natal do Coliseu Porto Ageas celebrados no NorteShopping

23/09/2021

Entre 24 de setembro e 3 de outubro, o centro comercial recebe exposição fotográfica "O espetáculo tem de continuar!", que reúne 80 obras de sete fotógrafos e fotojornalistas.

A programação do "Cultura no Centro" para o mês de setembro inclui também uma performance itinerante do artista Rui Paixão, no dia 25, que promete surpreender os visitantes do NorteShopping.

O NorteShopping continua empenhado em dar voz ao setor da cultura e a exposição "O espetáculo tem de continuar!" faz parte desse caminho. Entre 24 de setembro e 3 de outubro, no Piso 0, o centro comercial apresenta "rostos de um setor em frágil equilíbrio", através de 80 imagens que celebram os 80 anos do Circo de Natal do Coliseu Porto Ageas. 

A meses de mais um regresso do Circo ao Coliseu, como acontece anualmente desde 1941, a exposição pretende não só celebrar este especial aniversário como homenagear esta tradição de Natal que, contra as expectativas mais pessimistas, devido à pandemia, cumpriu-se em 2020.

Com curadoria de Tiago Bartolomeu Costa, crítico de espetáculos e especialista em circo contemporâneo, a mostra inclui imagens de fotógrafos e fotojornalistas que têm vindo a captar a essência deste espetáculo ao longo dos anos, como Adam Iluk, André Lousada, Filipa Brito, Filipe Raposo, Lara Jacinto, Rita França e Teresa Mesquita.

Para Paulo Valentim, diretor do NorteShopping, "é muito importante para o centro servir de palco para apresentar tantos rostos e talentos nacionais de um setor tão fragilizado e de um espetáculo que marca sempre o nosso Natal. A arte circense faz parte da Cultura que queremos promover e apoiar no NorteShopping." 

"O espetáculo tem de continuar!", que vai estar patente até 3 de outubro no NorteShopping, reflete a história do Circo de Natal do Coliseu, desde números originais de acrobacia aérea ao ilusionismo, passando pelo mastro chinês e o malabarismo. A mostra é de entrada é gratuita e está disponível para visita entre as 10h00 e as 23h00.

NorteShopping surpreende visitantes com performance itinerante de Rui Paixão

Rui Paixão, conhecido palhaço português e o primeiro artista português a chegar ao Cirque du Soleil com uma criação própria, promete surpreender os visitantes do NorteShopping no sábado, dia 25 de setembro, às 15h00. É com "Irredutível", uma performance itinerante, que o artista surge num corpo humano com a cabeça de touro, a apresentar o Minotauro como símbolo de uma animalidade reprimida e domesticada em busca da razão.

A performance inclui um objeto, um disco de acrílico espelhado preto ou um buraco, que dá forma ao desconhecido e, através de efeitos visuais, tenta expor a razão oculta inacessível. Esta performance do projeto Holy Clowns promete trazer irreverência e fantasia ao quotidiano.

Ambas as ações estão integradas na iniciativa "Cultura no Centro", o projeto da Sonae Sierra que tem como objetivo apoiar artistas e entidades nacionais de âmbito cultural. Em 2021, serão realizadas várias atividades e movimentos artísticos nos centros comerciais geridos pelo grupo, de forma a levar a arte e cultura a todos os portugueses, de norte a sul do país.