7 dicas Kumon para preparar os exames neste final de ano letivo

21/06/2021

"Eu vou reprovar!" É uma frase que muitos pais ouvem quando perguntam às crianças como correu o teste. Com a aproximação dos exames, no final do ano letivo, muitos alunos sentem uma enorme pressão para conseguir obter bons resultados escolares. Assim, para ajudar os mais pequenos a estudar melhor, preparámos algumas dicas para alcançar o sucesso escolar. Vamos tomar notas?

1. Desbloquear a mente

A causa do bloqueio mental é chamada de "ansiedade de avaliação" e produz tensão, stress e nervosismo. Esta situação faz com que as crianças bloqueiem, por mais que tenham a matéria. Nessa altura, para desbloquear a mente deverá distribuir-se o tempo entre as perguntas. Passar para outra pergunta se a resposta não for encontrada ou voltar para a pergunta, que ficou sem resposta, depois de responder a todas as outras.

2. Síndrome de overtraining

É muito importante organizar um cronograma dos estudos tendo em consideração os intervalos de tempo. Estudar longos períodos, sem descanso, é chamado de síndrome do overtraining e significa que o cérebro está tão cansado que, por mais que continue a estudar, não assimila mais as informações.

3. Alterar "Não consigo" para "Posso"

A única maneira de mudar "eu não posso" para "eu posso" é por meio do treino mental: à medida que aprendemos, dominamos o conhecimento e ganhamos autoconfiança. Essa segurança evita que os nossos filhos fiquem em branco durante um exame.

4. Evitar memorizar o conteúdo

Aprender não é acumular conhecimento através da memorização, mas compreender tudo o que lemos. Para isso, nada melhor do que ler muito e assim desenvolver a nossa capacidade de concentração e retenção; desta forma, estudar torna-se muito mais suportável.

5. Leia em voz alta

Quando as crianças fazem uma revisão, recomendamos que o façam em voz alta porque a leitura em voz alta ativa a capacidade do cérebro de armazenar informações, aumenta a capacidade de memória visual e torna o conteúdo mais fácil de lembrar, evitando o bloqueio perante uma pergunta.

6. Aplicar técnicas mnemónicas

Tudo o que ajuda a lembrar é positivo, como organizar diagramas e resumos, associar conteúdos, relacionar tópicos, etc. É fundamental que as crianças entendam o que estão a estudar e para isso pode ensiná-los a associar palavras e conceitos importantes a imagens ou memórias.

7. Manter hábitos saudáveis

Alimentar-se de forma saudável, praticar desportos ou exercícios de relaxamento para eliminar o stress acumulado e evitar dormir pouco é vital para aumentar a concentração. No dia do exame, é aconselhável uma refeição leve e saudável.

Nos centros Kumon desenvolvemos o potencial de aprendizagem das crianças e, ao mesmo tempo, ajudamos a aumentar a sua segurança e autoconfiança, o que é muito benéfico para enfrentar qualquer prova ou desafio na vida.