«A brincar também se educa» da psicóloga Inês Afonso Marques

A Manuscrito tem uma novidade para apresentar: «A brincar também se educa» da psicóloga Inês Afonso Marques.

Chegou às livrarias dia 17 de julho

O seu filho tem oportunidade para se deitar na relva do jardim e olhar para o céu? Gosta de ler e desenhar?

Tem espaço, entre as tarefas do dia a dia, para trepar árvores e saltar nas poças de água?

A sua família perde a noção do tempo entre cócegas, lutas de almofadas, colos e mimos?

Inês Afonso Marques não tem dúvidas: enquanto dá tempo e espaço para o seu filho brincar, está a educá-lo, a ajudá-lo a crescer, a fazer escolhas, a usar a criatividade, a desenvolver a capacidade de raciocínio, a explorar o mundo, a observar- se a si e aos outros, a descobrir as suas emoções, a estimular a curiosidade.

Neste livro prático, dirigido a pais e educadores, a autora, psicóloga que trabalha diariamente com crianças e famílias, desmistifica a ideia da falta de tempo dos pais, explicando que bastam apenas 15 minutos por dia para brincar com o seu filho. Um tempo especial de partilha, descoberta e crescimento. E dá-lhe ideias e sugestões de jogos e tarefas.

Brincar não tem idade, logo encontra aqui ideias para bebés, crianças e até para os que já têm um pé na adolescência. O importante é aproveitar este tempo especial com quem mais ama, ajudando o seu filho a crescer. Afinal de contas, a brincar também se educa!

Inês Afonso Marques é psicóloga clínica e psicoterapeuta infantojuvenil, especializada em psicoterapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes e em neuropsicologia pediátrica.

Com 14 anos de experiência maioritariamente em contexto de clínica privada, acompanha diariamente crianças, adolescentes, jovens adultos e pais. Atualmente é coordenadora da equipa infantojuvenil da Oficina de Psicologia. Para além do trabalho clínico que desenvolve, é supervisora clínica e formadora de pais, professores e educadores, bem como de psicólogos. É oradora em diversos encontros, palestras e congressos nas áreas da educação, da saúde e da psicologia e, também, convidada a colaborar frequentemente com os media sobre parentalidade e bem-estar psicológico da população infantojuvenil.

Publicou em 2018 o livro Crescemos Juntos. 365+1 Inspirações para Uma Parentalidade Feliz e em 2014, em coautoria com Rita Castanheira Alves, o livro É Tão Bom Fazer Amigos.